english version
Recursos do Site
Menu Principal
Fim Menu Principal Matriart LG
Matriart News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Matriart LG.

( fim de malabo news )

Como encontrar um bom criador

Muitas vezes eu recebo e-mails de pessoas que querem ajuda para encontrar um filhote porque tiveram experiências ruins com filhotes ou cães que compraram como bichinho de estimação. Assim, me sinto no dever de manter uma página com informações para ajudar a determinar se o criador com que você entrou em contato para conseguir um chihuahua é um bom criador. Embora os filhotes sejam bonitinhos, eles ficarão com você pelos próximos 12, 15 anos ou mais, então sua saúde futura e temperamento são muito importantes!

Um bom criador:

  • Faz testes de saúde em todos os indivíduos usados para reprodução;
  • Está familiarizado com problemas de saúde associados com a raça;
  • Compete ativamente em competições como conformações;
  • Oferece uma garantia de venda e saúde por escrito;
  • Registra todos os cães e filhotes num Clube oficial e ligado à CBKC;
  • Tem algum tipo de processo de pré-proteção para cada cachorro/filhote vendido (ele se importa para quem vende seus filhotes);
  • Oferece assistência pós-venda e está sempre disposto a aceitar o cão/filhote de volta caso você deseje vender o cão no futuro.

Algumas pessoas optam por comprar filhote de pet shops; entretanto, esses filhotes vêm de pessoas que criam animais em quantidade ou de criadores chamados “de fundo de quintal”. Qualquer criador bom e que se importa com os filhotes que traz ao mundo não venderia seus cães a uma pet shop, pois se preocuparia em saber quem vai comprá-los. Já ouvi muitas histórias de filhotes comprados em pet shops que tiveram problemas de saúde devido a um processo de reprodução pobre e falta de prevenção e cuidados com a saúde dos pais. Além disso, filhotes de pet shops normalmente custam muito mais do que um filhote de um criador conhecido! A maioria dos filhotes nas pet shop sequer foram registrados num Clube Oficial.

Uma opção é procurar por filhotes à venda nos jornais, mas nos jornais existem bons e maus criadores. Antes de comprar, não se esqueça de fazer as perguntas acima para se certificar de que se trata ou não de um criador responsável. Uma boa quantidade de filhotes nos jornais vem de “criadores de fundo de quintal”, o que significa que eles podem querer fazer o bem, mas não sabem muito sobre criação, reprodução, problemas genéticos de saúde, e, na maioria das vezes, que seus filhotes não são registrados; assim, não existe qualquer garantia de que são puros e um filhote desses pode ser uma questão de sorte no que tange à saúde.

Muitas pessoas acabam navegando na internet à procura de criadores de chihuahuas; outro bom método é entrar em contato com o clube nacional da raça e pedir referências de criadores.

No Brasil, você pode visitar o site da CBKC – www.cbkc.com.br.

Além disso, se um criador renomado não tiver o que você está procurando no momento, muitas pessoas poderão sugerir um bom criador que pode ter algo disponível ou chegando.

Espero ter ajudado, e boa sorte para encontrar o seu filhote!