english version
Recursos do Site
Menu Principal
Fim Menu Principal Hommus
Matriart News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Matriart LG.

( fim de malabo news )

Cuidados especiais

Apesar do tamanho e aparência frágil, o Chihuahua é uma raça com poucos problemas específicos.

  • Cuidados especiais devem ser tomados quanto à sua sensibilidade ao frio.
  • Tártaro O chihuahua, assim como as demais raças de pequeno porte, por apresentar uma arcada dentária pequena onde os dentes ficam muito próximos uns aos outros, tem grande pré-disposição à formação de calculo dentário (tártaro), alimentação inapropriada e dentição dupla também são fatores predisponentes. Como chihuahua já apresenta o problema, aconselho que procure um médico veterinário, para a avaliação e posterior remoção do tártaro. Para animais que ainda não apresentam calculo dentário, é aconselhável à realização de uma boa escovação bucal semanal, como medida profilática. Para essa higienização use escovas unitufo, bitufo ou escova de bebê, elas são pequenas e se adaptam perfeitamente á arcada do chihuahua, as dedeiras próprias para cães não são eficazes na limpeza. Utilize pasta de dentes específicas para animais, jamais as de uso humano. Ossinhos e courinhos digeríveis também ajudam bastante. Evite dar alimento caseiro e guloseimas para seu cãozinho.
  • O Chihuahua costuma apresentar também alguns problemas oftálmicos, entre eles, a diminuição da produção de lágrimas.
  • Caso ele não saia frequentemente de casa, pode vir a ter problemas com o crescimento exagerado das unhas. Nestes casos, convém apará-las mensalmente, de preferência, num veterinário de confiança.
  • Outro cuidado importante é quanto à alimentação, que deve ser ‘na medida’ para que o cão não engorde e sobrecarregue sua ossatura.