english version
Recursos do Site
Menu Principal
Fim Menu Principal Matriart LG
Matriart News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Matriart LG.

( fim de malabo news )

Dicas de cuidados para com o seu Chihuahua

Lembre-se que um chihuahua exige muita atenção. Eles escolhem um membro da família como “seu” e sentem muita saudade dessa pessoa quando ela está longe.

Use um peitoral ao invés de uma coleira, para proteger o pescoço de seu cão enquanto ele caminha. Isso também ajudará a prevenir um colapso da traquéia ou do palato mole.

Vacine seu chihuahua, e dê as vacinas anuais para manter seu cão imune a doenças. Consulte o veterinário sobre produtos para o controle de pulgas e vermes.

Alimente seu chihuahua com comida de cachorro em que o ingrediente mais importante seja carne. Proteínas não devem ser menos de 30%, e gordura, 20%. Fibras devem ser 4% ou menos.

Alimente seu chihuahua duas ou três vezes por dia.

Dê bastante atenção ao seu chihuahua. Esta raça exige muito carinho e atenção de seus humanos.

Escove um chihuahua de pêlo curto uma vez por mês com uma escova macia, ou passe um paninho macio. Escove chihuahuas de pêlo longo duas vezes por semana se necessário.

Dê banhos mensais em seu chihuahua, cuidando para não deixar entrar água em seus ouvidos, o que pode levar a infecções. Chihuahuas de pêlo longo precisam de mais banhos que os de pêlo curto. Depois do banho, limpe os ouvidos e corte as unhas.

Exercite seu chihuahua diariamente; muitas vezes, um chihuahua terá se exercitado o suficiente só de correr pela casa, mas lembre-se de que se esse for o único exercício dele, ele pode ficar entediado.

Treine o seu chihuahua com carinho, e o socialize desde cedo com adultos e também com outros humanos e seus cães.

Vista seu chihuahua com uma blusa se a temperatura estiver abaixo de 4,5o C. Os chihuahuas são muito sensíveis a temperaturas baixas.

Os chihuahuas podem ter joelhos fracos, gripes, secura nas córneas e glaucoma secundário. Fale com o criador para saber que tipo de proteção foi feita contra esses problemas de saúde.

Esteja preparado para aproveitar uns bons 11 a 18 anos com o seu chihuahua, pois essa é a expectativa de vida dele.

Muitas vezes os chihuahuas tremem – não apenas de frio, mas também com emoções fortes.

Os chihuahuas muitas vezes gostam de se aconchegar embaixo de travesseiros e cobertores.

Uma boa quantidade de donos de chihuahuas encontra seus cães com dificuldades para respirar ou tossindo. Isso pode ser “espirro reverso”, um fenômeno relacionado com problemas no palato mole ou com um colapso na traquéia. Leve seu chihuahua ao veterinário na hora se esses sintomas aparecerem.

Alguns chihuahuas podem latir muito, e outros, muito pouco. Um bom treinamento pode reduzir a excitabilidade de um cão.

Os chihuahuas tendem a gostar da se você tiver paciência e compreensão, reforçando seu bom comportamento, ao invés de palavras ou um tratamento mais duro.

Converse com o seu chihuahua. Eles podem não compreender as suas palavras, mas compreendem o tom suave da sua voz.

Lembre-se que o chihuahua, enquanto raça, foi criado para a atividade, tanto mental quanto física, e gosta de brincadeiras, passeios e uma corridinha de vez em quando.