english version
Recursos do Site
Menu Principal
Fim Menu Principal Uramaki
Matriart News

Cadastre-se e receba em seu e-mail, todas as novidades da Matriart LG.

( fim de malabo news )

Merle Chihuahuas

Devido ao aumento da popularidade deste padrão de cores, sinto a necessidade de acrescentar alguma informação sobre os chihuahuas do tipo merle no meu site, incluindo possíveis problemas de saúde. Muitas pessoas interessadas em comprar uma chihuahua merle talvez não saibam os problemas que seu novo bichinho de estimação pode ter.

Mas tomara que, com quanto mais conhecimento sobre este padrão, mais os criadores pensem a respeito de continuar a criá-lo.

Para controlar o padrão da raça, os países abaixo (clubes de canis e/ou criadores) já fizeram alguma coisa:

  • Austrália (baniu o registro de merles)
  • Nova Zelândia (baniu o registro de merles)
  • Canadá (agora o merle é um DQ do padrão dos chihuahuas)
  • Grã-Bretanha (agora o merle é um DQ do padrão dos chihuahuas)
  • Alemanha (os merles não podem ser exibidos/criados)

Os merles são o mais novo tipo de chihuahua. Seu padrão de pêlo só apareceu na raça nos últimos 15 anos. Assim, não existe qualquer menção a este padrão em qualquer livro sobre criação de chihuahuas, ou em livros de genética que listam certos padrões de cor para a raça chihuahua. Este padrão de pêlo também apareceu (simultaneamente) em muitas outras raças (que incluem o poodle, o cocker spaniel, o APBT e o pincher miniatura). Os merles têm diferentes padrões de cor, incluindo merles vermelhos e merles azuis (acima). Eles também podem ter o que é chamado de merle críptico ou escondido, em que o padrão merle não aparece, como em um cão de cores mais claras, ou em que o padrão merle não cobre uma área muito grande do cão (algumas vezes apenas uma parte pequena do pêlo realmente terá o padrão merle).

O gene merle é dominante, o que significa que um dos pais DEVE ser um merle para que o gene apareça em um filhote. Este não é o tipo de gene que fica escondido por muitas gerações como um gene recessivo. Uma vez que os merles não apareceram antes de 15 anos atrás, este padrão de cor provavelmente é o resultado de cruzamentos com outras raças de cães que têm merles, como o dachsund, e a falsificação do registro como de fosse um cão puro. Enquanto a cor merle pode vir de mutações genéticas, não parece ser esse o caso, uma vez que o mesmo gene está presente nos aussies, dachsunds, shelties, etc.

Em última análise, se comprar um chihuahua merle, você provavelmente não está recebendo um chihuahua puro, mas de uma raça mista (embora possa ter registro de puro). Além disso, a grande maioria dos chihuahuas merles é muito grande, entre 3 e 5 kg, o que é muito diferente de um chihuahua puro, e provavelmente seja o resultado da mistura de raças introduzida anos atrás para se conseguir o chihuahua merle.

O que os criadores de merles não lhe dizem

Uma outra questão muito mais séria e importante é a maior ocorrência de problemas de saúde em chihuahuas merle. Você pode até se perguntar porquê, uma vez que merle é apenas um padrão de cor. Bem, infelizmente, diferente de outras cores, o gene merle age sobre uma cor e clareia e branqueia certas partes dela (criando manchas)… O branqueamento é o que causa defeitos. Muitas vezes, quando o pêlo de um cão fica embranquecido, o pigmento dentro de sua orelha e em seus olhos também fica embranquecido… Deixando o cão SURDO e CEGO com o atrofiamento e morte das terminações nervosas.

Citando o Genmark, criadores do teste de sangue da genética merle www.genmarkag.com/canine_faqs.php:

“Problemas de Saúde Associados com o Allele Merle” – Tanto cães com o heterozigoto merle (Mn) quanto com o homozigoto merle duplo (MM) podem apresentar problemas auditivos e oftalmológicos, incluindo surdez de moderada a severa, maior pressão intra-ocular, ametropia, microftalmia e colobomas. O tipo genético do merle duplo também pode ser associado com problemas nos sistemas ósseo, cardíaco e reprodutor.”

Definição – heterozigoto: um dos pais é um merle, e o outro, não. Que também são chamados merles singulares, ou Mm.

Definição – homozigoto: ambos pais são merle. Que também são chamados de merler duplos, ou MM.

Baseado na informação sobre o gene merle em dachshunds, todos os merles têm 36,8% de chance de desenvolver algum tipo de perda de audição, resultando em um pouco de falta de audição ou em surdez total (Willis). Esta porcentagem se aplica a filhotes de um pai merle e um pai não-merle. Outros problemas, como problemas oftalmológicos, também são comuns. Embora muitos criadores admitam que existem problemas associados com a cruza de dois merles, eles não admitem que também existem problemas com a cruza de um merle com um não-merle, que é o que a maioria dos criadores faz. Isso é o que os criadores de chihuahuas merles NÃO lhe dizem. Seja como for, você também pode ter filhotes cegos ou surdos do tipo “seguro”. Portanto, tenha em mente que ao adquirir um chihuahua merle, você provavelmente não está adquirindo um filhote saudável. Ele até pode parecer saudável, mas pode ser que tenha algum problema de visão e/ou audição. Devido a questão dos problemas de saúde e descendência questionável, a presença do padrão merle em chihuahuas está sendo banida em muitos países pelo mundo. Para mais informações neste estudo do Dr. Willis, e para a visão dele do padrão merle em chihuahuas, por favor acesse:

www.pedigreedogs.co.uk/k9bytes/merle.htm

Esta é a experiência de um criador com a criação de chihuahuas merle. Ela encontrou todos esses problemas em 18 de criação de merles, e a dor que experimentou foi demais para ela, assim ela não mais cria merles. Os filhotes merle surdos e cegos foram o resultado de cruza com merle singulares (um pai merle o outro não), mostrando que você pode ter problemas mesmo que não cruze merle com merle. Clique no link abaixo:

Por favor, esteja avisado de que se você ainda está interessado em um merle, pode acabar com um cão que tem problemas de cegueira ou surdez, sem mencionar um pedigree questionável e que é um chihuahua anormalmente “grande”.

(fotos usadas com permissão)